Thursday, March 08, 2007

Crédito habitação: decreto-lei sobre amortizações está publicado

From Diário Digital:

"A amortização – parcial ou antecipada de empréstimos à habitação – vai passar a poder fazer-se, a partir de 7 de Abril, com base numa comissão máxima fixada por lei e sem quaisquer outros encargos, refere o Diário Económico.

O decreto-lei sobre a matéria foi publicado na quarta-feira, estabelecendo a comissão máxima a cobrar pelos bancos: 0,5% do capital a amortizar nos contratos de taxa variável e 2% nos de taxa fixa.

O diploma proíbe ainda os bancos de cobrar «qualquer encargo ou despesa adicional pela realização das operações de reembolso antecipado parcial ou total do contrato de crédito ou de transferência do crédito para outra instituição».

Esta regra é introduzida depois da Autoridade da Concorrência alertar que «a comissão de amortização antecipada não é o único custo associado à transferência do crédito à habitação» e que «a mera introdução de um preço máximo pode ser inconsequente», se os bancos a compensarem «com o aumento das restantes comissões ou com a criação de comissões adicionais para o cliente»."

Devagarinho, devagarinho mas sempre a avançar.

3 comments:

Anonymous said...

Parece que andavam todos à espera desta lei :). Ainda bem que foi publicada! Já chega termos que pagar os juros e spread e quando conseguimos amortizar um bocadinho ainda ter que pagar uma percentagem de 2 ou 3 %... Assim não é óptimo, mas muito melhor! :)

H said...

Não te esqueças da vitória dos arredondamentos. Mas independentemente curte a notícia proveniente do público com alguns números de pasmar :o

"O lucro dos cinco maiores bancos portugueses, que representam mais de 80 por cento do mercado, subiu 23,3 por cento no ano passado, face a 2005, para 2,66 mil milhões de euros.

Em valor, os resultados líquidos conjuntos da Caixa Geral de Depósitos (CGD), do Banco Comercial Português (BCP), do Banco Espírito Santo (BES), do Santander Totta e do Banco BPI subiram 505,8 milhões de euros de 2005 para 2006.

O BES foi o banco que registou o maior crescimento do lucro, tendo aumentado os resultados líquidos em 49,9 por cento, para 420,7 milhões de euros.

O segundo maior crescimento do lucro foi registado pelo banco público CGD, que hoje divulgou as contas de 2006.

O lucro do banco do Estado cresceu 36,5 por cento, para 733,7 milhões de euros, valor que é, também, o segundo maior entre os cinco maiores bancos portugueses.

O líder, por valor, na lista dos lucros é o BCP, que obteve resultados líquidos de 779,9 milhões de euros no ano passado, em alta de 3,5 por cento face ao verificado em 2005, evolução que é a mais fraca entre os grandes bancos."

Tadinho do BCP :'(

Anonymous said...

ola gostei intensamente o teu espaço Online!
Estas a fazer um excelente resultado, existe sempre imenso para falar nos websites!
Eu mesmo tenho um blogue de Ganhar dinheiro Online a borla, visita la, e deixa tambem a tua impressao em http://www.makingmoneyonline666.blogspot.com/
acho que no teu espaço online so deverias ter uma caixa de traducao. Tentarei o mais participante na tua comunidade!
cumps